Powered By Blogger

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O que é belo?

O belo nada mais é que uma junção de linhas e formas geométricas colocado de tal forma que crie algo fácil de se visualizar. sempre temos problemas numa fotografia quando fazemos uma foto e algo não fica tão interessante, ou quando fica confuso. Devemos sempre prestar muita atenção no que estamos fotografando e estabelecendo uma forma de visualização mais simples para aquilo.

O mais comum e enquadrarmos um objeto e não tentar visualizar como um leigo e isso é que nos prejudica no final.
Lembrando que nós usamos nossa memória visual nas fotografias que vemos, quando vemos algo novo ou uma imagem com enquadramento diferenciado propositalmente, nunca conseguimos entender de imediato, precisamos de alguns segundos para processar aquela imagem e posteriormente ligamos aos nossos bancos de imagem visuais. No caso de uma foto de uma paisagem procuramos identificar plantas, montanhas, vales, rios, lagos, pedras, construções... sempre buscando algo que já tenhamos em nosso banco visual, então... porque não facilitar isso?

A sombra é um elemento chave para esse processo, ela é que te dará certas formas e fará que seu cérebro veja profundidade na imagem, buscando sempre comparar com algo já visto e facilitando o reconhecimento do ou dos objetos fotografados.

Lógico que devemos considerar as fotos de texturas ou abstratas. São fotos com o intuito de deformar algo existente e transformar em algo novo, algo agradável ou não. para o nosso grande banco visual. Muitas vezes você consegue algo abstrato com uma Mancha na parede, texturas de uma árvore, ou até mesmo, um por do sol com algum tipo de vegetação não muito comum a nossa memória visual.

O que mais admiro nesse assunto é o fato do abstrato nos prender a algo simples ou corriqueiro... como uma janela de um ângulo diferente, ou mesmo, alguma parte do corpo em close. Transformando algo conhecido em algo desconhecido para nos, como é o caso da foto do Ribeiro no Olhares.com http://br.olhares.com/desafio_olhar_para_cima_foto3446894.html
br.olhares.com/riber

uma foto relativamente simples de algo simples, porem, com um olhar diferenciado e feito em PB, usando comente formas.



A principal maneira de explorarmos mais essa quantidade de formas, texturas, cores... e sabendo dosar um pouco daquilo que é natural para nós e mesclar com algo novo, brincando com o enquadramento e variando mais essa forma de olhar as coisas, assim, conseguimos algo de fácil leitura com formas, texturas e cores das mais variadas maneiras.

O que acho fantástico no belo, no bonito, é isso, é algo simples e ao mesmo tempo complexo. pode ser simétrico ou assimétrico. Pode ser belo por ser colorido ou ser belo pelas suas formas. Pode ser belo por ser algo comum ou ser belo por ser diferente.


O importante e observar muito e experimentar.

2 comentários:

  1. Esse paradoxo: simples x complexo é quem complica a coisa! Para piorar, ainda vem o Lacan dizer que o belo está mais perto do mal do que do bem! Eu fico com o poeta, que diz que beleza é fundamental e vou me juntar à galera diz: " A beleza está nos olhos de quem vê"! hehehe Tanta firula pra chegar em lugar comum!!

    ResponderExcluir
  2. até porque.. quando o bonito complexo vira comum... deixa de ser bonito e vira uma coisa chata,as vezes feia. pode ate ser simples ,mas tem que ser novo ou ousado. acho que vale no final.

    ResponderExcluir