Powered By Blogger

domingo, 28 de março de 2010

Transformando noite em dia





Existe uma forma de fazer fotos noturnas com longuíssimas exposições, de tal forma, que você transforma a noite em dia. Isso acontece porque o que difere a noite do dia é a intensidade em que a luz chega a terra e nossos olhos não foram feitos para captar tao pouca luz.

Com uma luz da lua, você já consegue resultados que muitos pensariam que são fotos diurnas. A forma para que isso seja feito é a mesma que ensinei na postagem sobre fotometria, usando o próprio fotômetro da câmera em ISO alto e abertura grandes para medir a luz em situações de pouca luz. depois que conseguiu medir a luz nessa situação, medindo corretamente para que a foto saia da forma que você deseja, é só baixar o ISO para 100 e fechar a abertura para a abertura desejada. A forma mais simples de saber qual será o tempo correto da exposição e só calcular com o seguinte raciocínio:

Para ganhar um ponto de luz o tempo será o dobro.

EX: se a medição estiver em 15 seg de exposição e você quer ganhar mais um ponto, então a exposição será 30 seg--- se a exposição está em 30seg e quer ganhar mais um ponto, então será 60 seg(1minuto) e assim por diante.

Assim você consegue fazer fotos com exposições de 4 minutos, 8 minutos, 16 minutos, 32 minutos e exposições superiores de 1 hora. (Para exposições superiores a 30seg, terá que usar um controle remoto na câmera para que possa travar o botão de disparo em modo B ou Bulb).

Lembrando que fotos com exposições longas, criam efeitos incríveis na água, nuvens, estrelas, folhas em tudo aquilo que tem movimento, por mais sutil que seja.

Aqui vai algumas fotos que fiz em Fernando de Noronha usando essa técnica. Todas as fotos foram feitas em horários entre 20 horas e 3 horas da madrugada, com exposição igual ou superior a 8 minutos e abertura F8 em diante para ganhar profundidade de campo e nitidez.








(Todos os direitos reservados)




O maior desafio que enfrentarão é focar, já que não conseguem enxerguar o que vai ser fotografado pela ausência de luz... por isso... BOA SORTE!

3 comentários: